SOBRE

O Laboratório Ciência 3D Impressa (C3DI) foi criado em abril de 2017 como uma iniciativa do Prof. Dr. Everaldo Arashiro do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), juntamente com a Profa. Dra. Aline Guerra Dytz e os alunos Guthemberg Conrado e Suzielli Martins Mendonça. Se integraram a coordenação do laboratório, em junho de 2017, o Prof. Dr Matheus Jatkoske Lazo, e no início de 2019, o Prof. Dr. João Francisco Prolo Filho.
 
O Laboratório Ciência 3D Impressa tem por missão:
 
1) promover e atuar na área de ensino desenvolvendo e fabricando por meio de tecnologias de prototipagem e máquinas CNCs kits educacionais na área de ciências;
2) atuar na extensão através de projetos que tem como meta, instigar tanto aos alunos da FURG quanto os alunos de escolas públicas e a própria comunidade a verem a física e a ciência como parte de suas vidas cotidianas, de uma forma mais prática e objetiva, utilizando tecnologias de prototipagem eletrônica e prototipagem rápida para criar experimentos físicos/mecânicos;
3) e atuar na área científica-tecnológica desenvolvendo próteses, protótipos e equipamentos de forma mais rápida e barata utilizando prototipagem rápida do que por métodos convencionais.

4) desenvolver metodologias para reutilização de materiais plásticos na construção de equipamentos eletrônicos e/ou mecânicos, de baixo custo e com potencial aplicação científica e tecnológica.