top of page

Membro do Ciência 3D Impressa apresenta trabalho na XLI Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasi

Gutemberg Conrado, membro do laboratório Ciência 3D Impressa, apresentou o trabalho "Ciência 3D impressa: construindo um telescópio newtoniano" na XLI Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira, que aconteceu entre os dias 4 e 8 de setembro na cidade de São Paulo.


O trabalho apresentado detalha a construção de um telescópio newtoniano automatizado. A estrutura do telescópio foi desenvolvida e fabricada para ser compacta e leve, elaborada através de software de modelagem e confeccionada em impressora 3D. E para sua automatização foi necessária a programação do sistema de busca automático e o desenvolvimento e fabricação de um sistema de busca do tipo GOTO com base em Arduino.


Com os devidos cuidados na construção do telescópio foi possível obter um equipamento com qualidade comparada aos existentes no mercado, mas por um preço inferior. O telescópio já foi levado a várias escolas da cidade de Rio Grande e a alguns eventos para a realização de observações astronômicas.


O trabalho faz parte de um dos projetos desenvolvidos pelo Laboratório Ciência 3D Impressa coordenado pelo Prof. Dr. Everaldo Arashiro e com participação dos professores Aline G. Dytz, Matheus J. Lazo e Dinalva A. Sales todos dos Instituto de Matemática, Estatística e Física.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page